quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ariano Suassuna Pode ser Prêmio Nobel de Literatura



A pedido do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (24), a indicação pelo Brasil do escritor paraibano Ariano Suassuna, como candidato ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012. Cássio apresentou requerimento, onde solicita que a Presidência do Senado, “utilizando os meios diplomáticos competentes”, indique o nome de Ariano Suassuna à apreciação da Academia Sueca como candidato brasileiro ao prêmio.

E caso indicado, será que o autor de O Auto da Compadecida estaria 'disposto' a pegar um avião para uma viagem internacional? Sim, porque ele já disse que adoraria conhecer Portugal, mas se Portugal ficasse em Alagoas. Ê Ariano!...

Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, 16 de junho de 1927) é um dramaturgo, romancista e poeta brasileiro, um defensor da cultura do Nordeste, Auto da Compadecida e A Pedra do Reino são algumas obras amplamente conhecidas.


Movimento Armorial


Movimento Armorial é uma iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita[1] a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores é o escritor Ariano Suassuna.[2] Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

"A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados". Ariano Suassuna, Jornal da Semana, Recife, 20 maio 1975.

Veja mais aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário